sábado, 10 de setembro de 2011

Praça Bernardino de Campos nos idos de 1917

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Praça Bernardino de Campos
Parte baixa da Praça Bernardino de Campos nos idos de 1917, focalizada da antiga torre da Igreja Matriz de N. S. da Penha. Nessa foto aparece o velho casarão construído no inicio do século XIX, pelo Coronel Joaquim Ignácio de Alvarenga Cunha, onde também residiu por muitos anos o seu genro, o médico dr. Névio Bicudo, que ali sempre manteve o seu consultório. Nessa residência também morou uma de suas filhas, d. Maria José da Cunha Bicudo Cruz, que fora casada com o sr. Ariovaldo Pereira da Cruz.
Após a demolição desse histórico casarão em estilo colonial – o que foi muito lastimado naquela época pelos conservadores da memória da cidade – foi construído um prédio hoje ocupado por uma agência bancária do HSBC.
Na outra esquina fronteiriça, vê-se outro casarão também em estilo colonial, que pertenceu ao renomado promotor de justiça, dr. Raul Octavio da Fonseca. Nessa residência também morou por muitos anos a família do saudoso prefeito Antonio Caio (1952 a 1955 e de 1960 a 1962). Essa antiga construção também foi demolida para dar lugar ao prédio onde hoje funciona a Loja Cybelar.
A casa menor, na outra esquina da praça, foi ocupada pela Padaria Toscana (1917). Após a sua demolição, ali também foi construído um edifício de dois andares, onde atualmente funciona um Cartório.
Essa praça era muito bem cuidada, podendo-se notar na foto, o bom gosto através das árvores bem podadas, dos arbustos e dos canteiros cuidados com esmêro. Nota-se também o saudoso coreto da nossa querida e centenária Banda Lyra Itapirense embelezando todo o conjunto.
É uma pena que tudo isso seja passado. Muitas vezes procuro explicar aquilo que não tem explicação...

Um comentário:

  1. Parabéns pela ótima postagem! Escrita com precisão e sensibilidade.
    Recentemente publiquei no meu Blog HistóriaS ( http://historiasylvio.blogspot.com.br ) uma postagem chamada "Nossas praças" onde usei sua foto, citando seu blog como fonte e recomendando a leitura dele em um link.
    Continue com o ótimo trabalho.

    ResponderExcluir